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Cinco dicas para envolver pessoas em sua organização

[Cinco dicas para envolver pessoas em sua organização]

#Engajamento #RH #Pessoas

Ter uma equipe focada e trabalhando em conjunto é o ‘mundo ideal’ das organizações. Porém, é de suma importância que a empresa entenda que deve oferecer aos seus colaboradores condições não só de trabalho com o básico em si: estrutura, equipamentos e benefícios, mas principalmente, ferramentas que engajem os profissionais a se envolverem cada vez mais com suas tarefas e os resultados da organização como um todo.

Para isso, é necessário que seja realizado um estudo por parte do setor de recursos humanos com os gestores para analisar os perfis de profissionais existentes no quadro de funcionários para que assim, sejam planejadas ações que visem criar esse laço de envolvimento. Porém, podemos citar cinco dicas que funcionam como direcionamentos para qualquer caso, porém, com uma capacidade enorme de fazer a diferença no quesito gerenciamento de talentos e a retenção destes por meio do envolvimento.

1. Capacite e treine para lapidar talentos e para criar um elo funcionário-empresa

É de conhecimento geral que investir em treinamentos e cursos que desenvolvem os profissionais resulta em benefícios como a melhoria da produtividade. Porém, é oferecendo oportunidade que se cria um elo de confiança. A probabilidade desse indivíduo se mostrar indiferente às situações que ocorrem no seu departamento, diminuem e muito.

2.Utilize sistemas de controle de performance com feedbacks e recompensas

A gamificação, que nada mais é do que criar envolvimento dos colaboradores por meio de jogos competitivos, também aumenta a produtividade. E mais do que isso: traz o benefício do envolvimento, pois esse profissional tem em suas mãos sua própria performance, acesso aos feedbacks periódicos e claro, recompensas que deixam nele a sensação de valorização por parte da empresa.

3. Transparência nos processos e no posicionamento da empresa perante o mercado, concorrência e colaboradores

O funcionário deve estar imerso ao universo da empresa entendendo a sua visão, missão e valores. E mais do que isso, precisa perceber na prática a utilização desses princípios. Assim, ele se sente seguro em se engajar na proposta de onde está empregado. E isso se estende também aos processos internos e externos, sempre com transparência.

4. Realize ações para o desenvolvimento pessoal dos colaboradores

Criar campanhas de prevenção de doenças, palestras educativas de vida saudável, convênio com academias e espaços de lazer, informativos sobre alimentação saudável, entre outras ações que promovam a saúde e o bem-estar dos funcionários faz com que o colaborador se sinta valorizado e entenda que a empresa apoia sua melhoria pessoal.

5. Aplique um plano de carreira com um plano de sucessão

De nada adianta apresentar a possibilidade de crescimento dentro da empresa para um colaborador sem ter o cargo ou função que prometera e inspirara o indivíduo. Ao criar expectativas esteja certo de que há a possibilidade real desse profissional ocupar outros lugares e isso só é possível por meio do estudo e planejamento de um plano de sucessão.

 

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