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Como selecionar suas soluções de tecnologia de RH?

[Como selecionar suas soluções de tecnologia de RH?]

#RH #Tecnologia #Digital

Em um excelente artigo da HR TREND INSTITUTE, Tom Haak escreve:  
“A multinacional procurando a “solução final”.”

No final do ano passado, eu estava visitando uma multinacional holandesa de médio porte. O diretor de RH me disse que eles estavam finalmente implementando um sistema global de informações de RH. Depois de deliberar e estudar por um ano e meio, comparando os diferentes provedores, negociando pesadamente através do Departamento de Compras e escolhendo um parceiro de implementação confiável, a escolha foi feita pelo extremamente moderno HR System XYZ. Por razões de custo, eles começaram com a solução básica. Em 2017, a Fase 1, a Holanda e algumas das principais unidades estrangeiras seriam conectadas. Em 2018, o resto seguirá. Em 2019, módulos adicionais (como o Learning Management System e o módulo Succession Management) serão adquiridos. Suas expectativas eram altas, mas infelizmente.  Ainda assim, seria até o final de 2018 antes que o departamento de RH corporativo pudesse executar o relatório mensal de funcionários usando o novo sistema. O gerenciamento de sucessão é suportado pelos arquivos antigos do Excel.

A escala 


No final de março, dei uma olhada na cozinha de uma organização em rápido crescimento. Nenhum start-up mais, mas uma escala acima. Com 350 funcionários hoje, e as ambições de crescer para 500 funcionários este ano. Principalmente na Holanda, mas também os ramos estrangeiros estão crescendo. Sua equipe de recrutamento usa vários novos aplicativos. Candidatos interessados ​​nas oportunidades de expansão podem se juntar à sua comunidade online. Através da comunidade, os candidatos entram em contato com funcionários reais da organização. Um aplicativo de referência também é usado. Tarefas e trabalhos concretos são distribuídos a todos os funcionários através do aplicativo de referência, que eles podem compartilhar através de diferentes mídias sociais com seus amigos e outras pessoas em sua rede. Se alguém que você apresentou for nomeado, você será recompensado (não com dinheiro, mas com pontos, e se você coletou pontos suficientes, você pode jantar com sua equipe. A seleção de novos funcionários é amplamente determinada pelo desempenho em alguns jogos on-line, testes e simulações.

Uma vez aceito, você será imediatamente conectado à empresa e à sua nova equipe por meio do aplicativo de integração. Mesmo antes de ir para o trabalho, você já se sente em casa, e através do aplicativo você também é capaz de seguir alguns módulos introdutórios. Uma cultura de feedback é incentivada ao fornecer a todos um aplicativo de feedback. Este aplicativo permite que você solicite feedback sobre aspectos que você considera importantes, e você também receberá feedback de outras pessoas sem perguntar. O aplicativo também é usado para coletar informações para a revisão de maneira mais estruturada, a cada trimestre. Uma inovadora solução de análise de pessoas coleta dados de diferentes aplicativos, reconhece padrões e permite a análise para ajudar a melhorar a seleção, o desenvolvimento e a implantação de funcionários. Para folha de pagamento na Holanda, foi encontrada uma solução de nuvem que é experimentada pela equipe e pelo RH como um alívio, em comparação com o sistema tradicional. O departamento de RH (chamado People & Places) está constantemente à procura de novas soluções inteligentes que possam ajudar a melhorar a vida dos funcionários e dos RH. Nada é implementado sem testes em um pequeno grupo e colaboração com o provedor para ver como o produto pode ser melhorado.

Como você não se perde?
Sete recomendações, que podem ajudá-lo a não se perder na floresta HR Tech.

1. A "Solução Definitiva" é uma ilusão
Visar a solução que torna todas as outras soluções desnecessárias, é muitas vezes uma desculpa para não fazer absolutamente nada, e uma boa desculpa para o fato de que a situação ainda não foi melhorada. “Se tivéssemos um sistema, com todos os dados de todos os funcionários do mundo, então…”. “Se todos usassem as mesmas definições de dados, então…”. "Olhe para a Shell, eles têm tudo sob controle ..."

Infelizmente, a "Solução Ultimate" não existe. Mesmo organizações que têm muito dinheiro, muitas vezes não estão satisfeitas. A experiência dos funcionários (a “experiência do empregado”) raramente é fantástica. As organizações mudam rapidamente, por meio de aquisições e desinvestimentos. Os desenvolvimentos tecnológicos são tão rápidos que até mesmo os projetistas de sistemas não conseguem acompanhar tudo. Se você quiser resolver seus problemas hoje e aumentar o impacto do RH, é melhor começar, aprender a conviver com algum transtorno e escolher diferentes soluções “melhores da raça”.

2. Verifique se os itens básicos estão em ordem
"Certifique-se de que o básico está em ordem" continua a ser importante para o RH. Os funcionários querem ser pagos a tempo e querem ter uma boa visão do seu pagamento on-line. Os candidatos querem ouvir o status de sua inscrição, e os novos funcionários querem sentir que eles pertencem desde o primeiro dia, e que eles podem fazer uma contribuição significativa. Os funcionários que se demitiram querem o fechamento o mais rápido possível. As operações de RH são uma parte muito importante e, muitas vezes, subvalorizada do RH. O HR Tech que suporta a operação deve ser uma prioridade importante.

3. Continue se movendo e experimentando
Existem muitas soluções “legais” no mercado. Muitas vezes é melhor fazer uma escolha do que adiar a escolha porque você ainda não sabe qual é a melhor solução para você. Não implemente soluções em toda a organização, mas comece com um grupo menor. Veja se funciona, ajuste e saiba como tornar suas próximas implementações melhores e mais rápidas.

4. Trabalhar em parceria com o provedor de soluções
As soluções SAAS (felizmente) nunca estão prontas. Faz sentido começar com a solução padrão. Primeiro ganhe experiência, depois sugira ajustes. Os provedores gostam de aprender com seus clientes e, de preferência, implementam inovações que são úteis para vários clientes. Os madrugadores geralmente têm uma vantagem. Se você é um dos “clientes de lançamento”, muitas vezes você pode influenciar o design mais do que o número de cliente 100.

5. Enfrente os problemas mais urgentes
Se você caminhar pelo supermercado app, é difícil ver a floresta para as árvores. Uma solução é ainda mais bonita que a outra. Para cada domínio no campo de RH, existem muitas soluções inteligentes e inteligentes. Se eles ainda não usam inteligência artificial, estão planejando isso. Pode ajudá-lo a limitar-se a procurar soluções que ajudem a resolver os problemas mais urgentes (além das soluções que ajudam a executar a operação, consulte o ponto 2). Para a multinacional, por exemplo, isso pode estar conectando funcionários em todo o mundo, para o recrutamento e seleção de ampliação.

6. Não construa você mesmo
Este ponto parece óbvio, mas infelizmente ainda existem organizações que preferem construir suas próprias soluções. Um menino ou uma menina útil constrói algo, e você está pronto para uma fração do preço (parece). A miséria geralmente vem rapidamente. Se o seu amador deixar a organização e ele não tiver tido tempo para documentar o design corretamente. Ou, se a organização crescer, e a solução que funcionou bem para 35 pessoas não for capaz de aumentar a escala.

7. Considere as expectativas dos funcionários
A “ consumerização de RH ” é uma tendência importante. Os funcionários esperam experiências no trabalho como eles têm em casa. Claro, eles podem usar seu smartphone para tudo. Eles têm acesso 24/7 a dados importantes e acesso à rede. A organização os conhece, assim como a Netflix, o Facebook e o Spotify os conhecem. Bring-seu-próprio-dispositivo já é o padrão, BYOA (traga seu próprio aplicativo) pode ser o próximo passo….

 

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Link original em inglês -  aqui
Ilustração: Studio Fee Overbeeke

 

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