EPI-USE

Como desenvolver profissionais na era digital

[Como desenvolver profissionais na era digital]

#Treinamento #Desenvolvimento

O mercado de trabalho está em constante transformação principalmente com relação à mão de obra que irá desempenhar novas funções na era digital. Com isso, as empresas têm percebido a necessidade de capacitar e desenvolver seus talentos, além de atrair os profissionais da nova geração para ocupar as novas funções e utilizar as novas tecnologias que surgem a cada dia.

Para isso, separamos algumas dicas de como organizar o desenvolvimento de colaboradores e captação de recursos humanos na era digital, sendo este planejamento e plano de ação desenvolvido internamente pela área responsável pelo desenvolvimento de pessoas da organização, ou ainda por pessoal terceirizado.

1. Distinguir o perfil do colaborador

O primeiro ponto é analisar e identificar os dois tipos de profissionais que devem ser trabalhados para atuar nas novas configurações: os experientes e com carreiras estabelecidas que necessitam de reciclagem para acompanhar as mudanças digitais; e aos que estão entrando agora no mercado de trabalho sem experiência, mas já com familiaridade com as novas ferramentas e funções que o cenário proporciona. Com isso, os passos apresentados a seguir possuem maior poder de resposta e impacto.

2. Personalizar o modo de aprendizagem e conteúdo

Conhecendo o perfil será mais fácil aplicar as ferramentas ideais para cada grupo. Geralmente, com os profissionais mais antigos, o ideal é focar na reciclagem do conhecimento por meio de treinamentos e cursos, sempre objetivando a informação para que estejam familiarizados com as novas ferramentas digitais.

No caso das novas gerações que já entram no mercado de trabalho com o conhecimento tecnológico, porém, não tiveram contato com o uso adequado no ambiente empresarial e demais desenvolvimentos de foco, plano de carreira e planejamentos, o ideal é objetivar essas áreas para serem trabalhadas, integrando-as com as atualizações de conhecimento do cenário digital .

3. In loco X EAD

De acordo com a análise do perfil do grupo de profissionais em conjunto com a possibilidade de parcerias e até mesmo de estrutura interna para receber os treinamentos é possível decidir se os cursos, palestras e demais encontros de capacitação serão oferecidos por ambiente virtual (EAD) ou na própria empresa (in Loco).

Novamente, é essencial conhecer as necessidades da equipe de colaboradores para que a escolha correta traga os melhores resultados de aceitação e assimilação do conhecimento. Atualmente, as ferramentas móveis que podem ser utilizadas por meio de celulares, tablets e computadores otimizam o tempo de aprendizado, sendo uma ótima opção para os cursos de desenvolvimento de profissionais.

4. A capacitação e desenvolvimento é um investimento

Explicar aos colaboradores que a empresa dispõe de ferramentas que os desenvolvem é uma forma de beneficiá-los, mostrando a sua importância dentro do quadro de funcionários. O profissional que se sente valorizado não só se coloca à disposição como também aproveita a oportunidade de reter o que está sendo entregue e assim, torna-se mais ativo e produtivo.

Ao conhecer não só as novas demandas digitais do segmento como os perfis de profissionais que possui em seu ambiente corporativo é possível delimitar o que é necessário desenvolver e de que forma esse processo terá o maior nível de sucesso.

Veja também:

Olá, deixe seu comentário para Como desenvolver profissionais na era digital

Enviando Comentário Fechar :/