EPI-USE

Otimização de processos / Gestão de Pessoas no varejo

[Otimização de processos / Gestão de Pessoas no varejo]

#RH #varejo #turnover

O comércio é um setor que possui condições específicas de trabalho, como: turnos aos finais de semana, horários diferenciados, salário por comissão e poucas oportunidade no desenvolvimento de carreira, por exemplo. Esses indicadores ajudam a colocar o varejo como segmento com maior rotatividade do país.

Para se ter uma ideia, o Ministério do Trabalho indica uma escala que vai de 0 a 10 para indicar o nível de turnover, sendo 10 o máximo. Enquanto a média nacional é 3,79, o comércio possui 6,17 dentro da escala.

Por um lado, esses índices reforçam a necessidade do uso de artifícios que instiguem o colaborador a continuar na empresa, utilizando sistemas de recompensas e premiações, melhores condições de trabalho, entre outras ações.

 

Por isso, demonstra a grande quantidade de trabalho principalmente burocrático que os gestores de RH possuem com essa alta rotatividade. E por isso, precisam de ferramentas adequadas.

 

O primeiro passo: recrutamento e seleção

Com a grande quantidade de vagas em aberto, o primeiro ponto é trabalhar com a tecnologia online a favor. Para a divulgação das oportunidades e fazer as primeiras triagens dos candidatos, o ideal é utilizar plataformas digitais como sites especializados.

Além disso, optar por trabalhar com um banco de dados para manter os currículos e demais informações de interessados para assim, buscar esses perfis assim que abrir uma nova vaga é de grande valia, pois agiliza o processo, otimizando.

Automação em nuvem, esse é o caminho

Mesmo com a obrigatoriedade do uso do e-Social (Clique Aqui), as empresas precisam se organizar para manter as rotinas de recursos humanos em dia, como: admissão, demissão, folha de pagamento, encargos trabalhistas e previdenciários, entre outras rotinas internas.

Antigamente o ideal era manter tudo em papéis e planilhas e agora, com a facilidade de automação e utilização de softwares em nuvem não só otimizou-se o processo como trouxe maior segurança de dados.

 

Funciona assim: um sistema de automação em nuvem Saas (em nuvem) opera com um servidor que é acessado por meio da internet banda larga e trabalha sem que haja necessidade de instalação de softwares. Esse servidor compartilhado armazena todo o banco de dados dos colaboradores, incluindo os perfis de futuros candidatos, sendo possível a integração com a ferramenta de recrutamento.

 

Optar pela automação traz grandes benefícios, como:

-       Otimização de tempo e principalmente de recursos como os colabores de RH;

-       Diminuição de erros durante as rotinas

-       Segurança na manipulação dos dados

 

E a optar por uma ferramenta que seja desenvolvida exatamente para auxiliar nas necessidades do setor é o caminho mais assertivo. E a EPI-USE, especialista em SAP SucessFactors possui soluções integradas e direcionadas para o varejo, oferecendo grande custo-benefício, por planos e valores diferenciados. Conheça!

http://www.epiuse.com.br/express-packages

 

 

Veja também:

Olá, deixe seu comentário para Otimização de processos / Gestão de Pessoas no varejo

Enviando Comentário Fechar :/