EPI-USE

Tendências para Recrutamento e seleção no Agronegócio

[Tendências para Recrutamento e seleção no Agronegócio]

#Recrutamento #Agro #RH

Assim como em todos os campos de desenvolvimento do agronegócio, os processos de recrutamento e seleção também podem contar com ferramentas tecnológica para agilizar o processo e deixá-lo mais assertivo. E o conceito ideal para essa inclusão de tecnologia no processo de gestão de pessoas é o e-recrutamento.

O e-recrutamento nada mais é do que a utilização da internet para recrutar candidatos a vagas disponíveis em uma empresa. No caso do agrobusiness, essa prática ainda está no começo, mas nas grandes corporações já se experimenta as grandes facilidades que o uso da internet e dos softwares de recrutamento e seleção podem proporcionar.

Agilidade e otimização de tempo

Por se tratar de métodos que irão centralizar a capitação de candidaturas e consequentemente, dados cadastrais e currículos, os softwares e plataformas digitais de e-recrutamento possibilitam a rapidez na escolha dos profissionais com perfil necessário.

E novas plataformas de testes onlie, são exemplos de grande custo-benefício. Essa prática, mais uma vez, ainda está sendo pouco utilizada no agronegócio, porém, visto que as qualificações e competências necessárias para um profissional no segmento agro atualmente muito se difere do passado. Utilizar testes que podem ser respondidos remotamente para garantir pelo menos o conhecimento teórico do que está sendo exigido pela vaga é mais uma garantia de otimização de tempo tanto do candidato quanto do recrutador.

Do mesmo modo, lançar mão de videoconferências para a realização de entrevistas remotas no caso de empresas que estão alocadas fora do roteiro dos entrevistados também se mostra mais uma ferramenta tecnológica importante para o profissional de Rh que atua em empresas de agronegócio.

Softwares de gestão de pessoas ideais para o recrutamento

No mercado, é possível encontrar sistemas integrados que são utilizados não só para as rotinas internas e burocráticas do setor de Rh, como para a sua utilização no processo de recrutamento e seleção de profissionais. Esses softwares funcionam da seguinte forma: os funcionários já existentes na empresa são cadastrados no sistema com suas informações de formação, cursos, entre outras. Quando uma nova vaga é aberta, o sistema é consultado e analisa dentro de seu banco de dados um profissional com o perfil buscado.

Essa prática não só agiliza todo o processo de seleção como funciona como parte do programa de sucessão e desenvolvimento de profissionais dentro da empresa. O colaborador que vê em seu local de trabalho esse tipo de estrutura se sente mais motivado também. Ou seja, incluir esse tipo de tecnologia no setor de recursos humanos proporciona grandes vantagens tanto administrativas quanto de comportamento.

 

A EPI-USE pode te auxiliar nesse processo, entre em contato e conheça os benefícios que podemos oferecer para o RH de sua empresa.

 

Fonte original foto - link

 

Veja também:

Olá, deixe seu comentário para Tendências para Recrutamento e seleção no Agronegócio

Enviando Comentário Fechar :/