EPI-USE

5 dicas de recrutamento digital de novos colaboradores

[5 dicas de recrutamento digital de novos colaboradores]

#Recrutamento #Seleção #RHDigital

Veja 5 dicas de recrutamento digital que vão te auxiliar na hora de selecionar o candidato ideal.

O setor de Recursos Humanos têm utilizado cada vez mais a seu favor o recrutamento digital de novos candidatos, adotar tecnologia além de otimizar, automatiza os processos de RH. Dentre as inúmeras possibilidades que o mercado dispõe, vamos listar 5 ferramentas tecnológicas que são amplamente utilizadas, e que pode auxiliar imensamente na melhoria destes processos:

 

1. Recrutamento e seleção online

Uma forma cada vez mais utilizada pelos setores de Recursos Humanos é a viabilização de recrutamento e seleção por ambiente online. Isso é possível por meio de plataformas digitais, sites e até mesmo empresas especializadas que após divulgarem a oportunidade na internet, realizam a candidatura e até testes por meio digital.

 

Os processos realizados por meio digital garantem uma grande flexibilidade tanto aos candidatos quanto às empresas, e isso chega até o momento da entrevista, por exemplo. O uso de audioconferências e videoconferências tem se tornado cada vez mais comum para entrevistar candidatos diminuindo o problema de deslocamento e falta de tempo.

 

2. Monitoramento de perfis online

Parte do processo de seleção que os profissionais de RH devem realizar é a análise de perfil dos candidatos para confrontar com a cultura da empresa. E esse estudo pode ser realizado de maneira online com o monitoramento dos perfis desses candidatos em redes sociais, publicações, entre outras divulgações públicas. Analisar o comportamento dos candidatos nas redes sociais é mais um ganho de tempo na hora de recrutar profissionais para as vagas abertas.

 

3. Uso de testes online

Ainda dentro do escopo de seleção de profissionais, utilizar as plataformas digitais que oferecem testes online é uma grande vantagem. Com a possibilidade de testar tanto conhecimentos específicos importantes para a vaga como também testes de valores de forma remota, o profissional de RH ganha tempo e mais assertividade nos processos.

 

4. Redes Sociais

As redes sociais não servem apenas para analisar o perfil dos candidatos, mas principalmente deve ser usada como grande canal de divulgação da empresa. E essa divulgação pode ser utilizada tanto no quesito recrutamento de vagas como também para colocar publicamente os valores, missão e objetivos da empresa.

 

Esse posicionamento público em um canal de fácil acesso como as redes sociais ajuda diretamente no recrutamento de profissionais, afinal, o indivíduo já conhece de antemão os objetivos da empresa e seu posicionamento no mercado, ganhando tempo.

 

5. O uso de plataformas digitais

Como uma forma de reforçar o uso dos passos descritos acima é o setor de RH utilizar em conjunto para o aprimoramento dos processos de recrutamento e seleção o uso de softwares que automatizam os procedimentos. E o mais indicado é a utilização de Softwares as a Service (SaaS), que unificam as etapas além de desburocratizá-las, sendo possível a divulgação e retenção de currículos e dados de profissionais.

 

Com isso, é possível a construção de um banco de dados de profissionais que pode ser acessado em diversas oportunidades, o que agiliza ainda mais a seleção e recrutamento.

 

A EPI-USE pode auxiliar na otimização do processo de recrutamento e seleção da sua empresa, com um software específico para a gestão do RH, onde todas as atividades relacionadas ao setor são unificadas em uma única plataforma. Simplifique, entre em contato e saiba mais!

 

Gostou desse conteúdo? Aproveite e leia também nosso próximo artigo sobre como calcular e diminuir o Turnover da sua empresa.

Veja também:

Olá, deixe seu comentário para 5 dicas de recrutamento digital de novos colaboradores

Enviando Comentário Fechar :/