EPI-USE

5 motivos para investir em sistemas de gestão de RH na nuvem

[5 motivos para investir em sistemas de gestão de RH na nuvem]

#Nuvem #TransformaçãoDigital

Entre as mais novas tendências a gestão de RH na nuvem se destaca como melhor custo-benefício.

Os usuários de smartphones e computadores já incorporaram em suas rotinas o uso da nuvem, ou cloud computing, para o armazenamento de seus dados, incluindo documentos, fotos e outros arquivos. No caso, vem se tornando cada vez mais comum investir em sistemas de gestão de RH na nuvem, os chamados Software as a Service (SaaS).

 

Nesse formato, esses programas não precisam ter suas licenças compradas e serem instalados nos computadores, eles podem ser acessados de forma remota por meio de internet banda larga. E neste servidor são armazenados também os bancos de dados da empresa e seus colaboradores.

 

Dentro desse cenário mais do que propício para a implantação desse novo sistema, listamos 5 motivos que reforçam o uso do ‘Software as a Service’ em gestão de RH como a mais nova forma de informatizar os processos dentro do departamento:

 

1. A promoção da agilidade nas tarefas

Ao informatizar tarefas e processos dentro de um departamento é notória a mudança de cronograma e da necessidade do desempenho dos colaboradores envolvidos. Quando essa informatização se dá por meio de softwares e a nuvem, esse ganho é ainda maior, pois estes programas possuem mais agilidade. Além disso, a nuvem proporciona uma maior possibilidade de automatização de funções, podendo, dessa forma, ser incluído no programa, atividades que até então eram realizadas de forma manual, aumentando a rapidez das entregas e cumprimento de prazos.

 

2. Economia direta

Os Softwares as a Service não necessitam de infraestrutura interna que contemplam provedores e equipe especializada, nem mesmo há necessidade da compra de licença para a utilização, o que reflete em menor custo. Além disso, a possibilidade de reduzir o tempo gasto de um colaborador para uma tarefa específica por esta ser executada pelo computador, podendo assim ser reaproveitado em outro projeto ou tarefa, também impacta positivamente nos centros de custos das empresas.

 

3. Diminuição de erros

Quanto menor for a necessidade de o processo ser manual, menor o índice de erro. Ao informatizar algumas tarefas e procedimentos, a possibilidade de esquecimento, duplicidades ou outros problemas relacionados aos erros humanos diminuem drasticamente. Por isso, utilizar a nuvem e seus programas para desenvolver essas funções tem trabalhado ativamente para a assertividade dos dados e números que são gerados.

 

4. Confiabilidade nos dados

Com a diminuição do número de erros e duplicidades, maior é a confiabilidade dos dados gerados pelo setor. Com isso, os relatórios que são produzidos e distribuídos pelo departamento de recursos humanos se tornam mais fiéis à realidade, sendo base e referência para toda empresa. O que contribui e muito para os planos e projetos internos.

 

5. Segurança no banco de dados

Com os dados dos funcionários e demais informações armazenadas em uma nuvem, a empresa fica mais protegida, sendo extremamente baixa a possibilidade de ataques.

 

Logo, optar e implementar o uso de Software as a Service (SaaS), com banco de dados e uso em nuvens é a opção com maior custo-benefício que há atualmente no quesito gestão de Recursos Humanos. Essa se destaca como uma das mais modernas formas de manter o departamento ágil, com custos baixos e qualidade no serviço prestado.

 

Gostou desse artigo?  Aproveite para ver nosso próximo artigo e saiba como envolver as pessoas em sua organização

Veja também:

Olá, deixe seu comentário para 5 motivos para investir em sistemas de gestão de RH na nuvem

Enviando Comentário Fechar :/