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O ChatGPT vai tirar o seu posto de trabalho? Como a inteligência artificial está revolucionando o RH

Alinhar a sua empresa à transformação digital do RH significa investir em tecnologia. A implementação de sistemas de inteligência artificial pode ser uma solução eficaz para aprimorar a gestão de pessoas nas empresas.

  Em Transformação Digital

  Publicado em 31/03/2023 16h43

  4 minutos para leitura

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O ChatGPT vai tirar o seu posto de trabalho? Como a inteligência artificial está revolucionando o RH

Com a crescente evolução da tecnologia, a área de Recursos Humanos vem passando por uma transformações significativas. A implementação de sistemas de inteligência artificial pode ser uma solução econômica, mas eficiente para aprimorar a gestão de pessoas nas empresas. 


Uma dessas tecnologias é o ChatGPT, um sistema de inteligência artificial que pode ser utilizado para diversas finalidades, incluindo a comunicação com os colaboradores. O tema tem se destacado nas redes, tornando-se foco de muitas discussões, como a substituição de postos de trabalho, mas também como ser utilizado à favor. 


Independente dos posicionamentos, o fato é que a ferramenta viralizou. Mais de 1 milhão de pessoas se inscreveram para usá-la em apenas cinco dias. Então, sua empresa e o RH  não podem ficar de fora dessa tendência da transformação digital. 


O que é ChatGPT? 


Em um primeiro momento, ao escutar ou ler sobre ChatGPT, pode parecer uma invenção distante de gênios do Vale do Silício ou um aplicativo das redes sociais para geração Z. Mas na verdade, a ferramenta vem ao encontro de uma grande tendência para o RH nos próximos anos: a da automação de processos com foco na produtividade, abrindo espaço para uma gestão mais estratégica.


Por definição da própria ferramenta de inteligência artificial (IA): “O ChatGPT é um chatbot desenvolvido pela GPT-3 para auxiliar em diversas tarefas, como responder a perguntas frequentes, agendar reuniões, esclarecer dúvidas, entre outras funções”. 


Ainda em fase de testes, ele é um modelo de linguagem baseado em IA desenvolvido pela OpenAI e treinado em uma enorme quantidade de dados de texto da Internet. O seu sucesso deve-se, principalmente, ao fato da IA responder às perguntas dos usuários de forma automatizada, semelhantes a humanos para um determinado prompt e gerar textos criativos. Em tradução livre, a sigla GPT significa justamente: Transformador Generativo Pré-treinado.

 

Como o RH pode aplicar o ChatGPT no seu dia a dia? 


Uma pesquisa da McKinsey de 2022 mostra que a adoção de IA mais do que dobrou nos últimos cinco anos, e o investimento em inteligências artificiais pelas empresas está aumentando rapidamente. Ou seja, é só o começo. 


Ao questionar chatbot como o RH pode utilizar a ferramenta no seu dia a dia, a resposta foi: 


“O RH pode utilizar o ChatGPT no dia a dia para agilizar o atendimento aos colaboradores, reduzir a sobrecarga de trabalho dos profissionais de RH e melhorar a experiência dos funcionários com a empresa”. 


Analisando mais profundamente a sua funcionalidade e as necessidade dos gestores, frente a possibilidade de incentivar a transformação digital do RH na organização, podemos apontar as suas aplicações:

  • Recrutamento e seleção: a IA pode ser utilizada para realizar entrevistas iniciais com os candidatos, permitindo uma primeira triagem de forma mais ágil e eficiente.
  • Treinamentos e capacitação: pode ser utilizado para criar chatbots que auxiliem na capacitação dos funcionários, sanando dúvidas e fornecendo informações importantes.
  • Atendimento ao colaborador: a ferramenta pode ser integrada a um sistema de atendimento ao colaborador, permitindo que os funcionários possam esclarecer dúvidas relacionadas a processos internos, benefícios, entre outros.
  • Gestão de performance: O ChatGPT pode ser utilizado para coletar feedback de forma mais ágil e automatizada, permitindo que o RH possa avaliar o desempenho dos colaboradores de forma mais precisa e assertiva.
  • Gestão de clima organizacional: pode ser utilizado para criar pesquisas de clima organizacional mais interativas e ágeis, aumentando a taxa de participação dos funcionários e possibilitando a identificação de problemas com mais rapidez.

 

Benefícios do ChatGPT para o RH


Investir na transformação digital do RH e reforçar que a empresa se preocupa com a inovação e não quer ficar para trás em relação à concorrência. Apesar de ainda estar em fase de testes, utilizar o chatbot com cuidado trás algumas vantagens para sua empresa, como:  

1- Redução de custos

O ChatGPT pode ajudar a reduzir custos operacionais, uma vez que as tarefas rotineiras e repetitivas podem ser realizadas por ela. 


2- Agilidade no atendimento

Como o chatbot responde automaticamente, ele pode agilizar o tempo de resposta do RH aos colaboradores, tornando o atendimento mais rápido e eficiente.


3- Mais tempo livre para tarefas estratégicas

Ao liberar os profissionais de RH das tarefas rotineiras, os gestores podem se dedicar a atividades mais estratégicas e complexas, como gestão de projetos ou desenvolvimento de políticas internas.


4 - Maior satisfação dos colaboradores

O ChatGPT pode tornar o atendimento ao colaborador mais ágil e assertivo, melhorando a sua satisfação com a empresa.


5- Acesso fácil às informações do RH

A ferramenta de inteligência artificial pode disponibilizar informações e documentos de RH de forma mais fácil e rápida para os colaboradores, aumentando a transparência da empresa.


Ficou curioso para saber como funciona o chatbot na prática, acesse aqui! 

 

Com o tempo, a tendência da transformação digital é que a Inteligência Artificial torne-se uma parte fundamental do RH, ajudando as empresas a alcançar seus objetivos de negócios e melhorar a experiência de líderes e liderados. 


Você pode se beneficiar da IA pronta para uso em seus principais processos de negócios – incluindo do lead à venda, do design à operação, da prospecção ao pagamento e do recrutamento à aposentadoria.


O seu RH está preparado para o futuro? Saiba como atuar de forma estratégica e 100% digital!

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