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Como diminuir a taxa de Turnover no varejo

[Como diminuir a taxa de Turnover no varejo]

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A tecnologia é uma grande aliada na hora de diminuir a rotatividade de pessoal no setor do varejo.

O comércio é um setor que possui condições específicas de trabalho, como: turnos aos finais de semana, horários diferenciados, salário por comissão e dificuldade em desenvolvimento de carreira dos funcionários, por exemplo. O que resulta em uma taxa de turnover no varejo elevada.

 

Esses indicadores ajudam a colocar o varejo como segmento com maior taxa de rotatividade de colaboradores no país.

 

Para se ter uma ideia, o Ministério do Trabalho indica uma escala que vai de 0 a 10 para indicar o nível de turnover (veja como calcular), sendo 10 o máximo. Enquanto a média nacional é 3,79, o comércio possui 6,17 dentro da escala.

 

Por um lado, esses índices reforçam a necessidade do uso de artifícios que instiguem o colaborador a continuar na empresa, utilizando sistemas de recompensas e premiações, melhores condições de trabalho, treinamentos para seu desenvolvimento, entre outras ações.

 

Por outro, também demonstra a grande quantidade de os gestores de RH possuem para diminuir essa alta rotatividade. E por isso, precisam de ferramentas adequadas.

 

A seguir vamos te apresentar algumas dicas que vão ajudar você a diminuir a taxa de Turnover da sua empresa. 

 

1. Recrutamento e seleção

Com a grande quantidade de vagas em aberto, o primeiro ponto é trabalhar é aliar a tecnologia a favor do recrutamento e seleção. Para a divulgação das oportunidades e fazer as primeiras triagens dos candidatos, o ideal é utilizar plataformas digitais que auxiliem de forma segura e ágil esse processo.

 

Além disso, optar por trabalhar com um banco de dados para manter os currículos e demais informações de interessados para assim, buscar esses perfis assim que abrir uma nova vaga é de grande valia, pois agiliza o processo, otimizando.

 

Automatizar essa área no RH estimula a atração de novos talentos para empresa, já que as plataformas digitais podem despertar o interesse de candidatos que estão disponíveis para atuar com seu maior desempenho para gerar resultados e promover uma cultura corporativa saudável.

 

2. Desenvolvimento dos colaboradores

Claro que integrar bons candidatos para sua organização é essencial, mas também criar praticas de desenvolvimento para os colaboradores que já estão atuando mais tempo, recebe também uma grande importância.

 

Desenvolver os profissionais para assumir novos cargos e estimulá-los receber novas tarefas que não estão acostumados a lidar, é possível quando a empresa cria plano de desenvolvimento e promovem treinamentos para cada individuo da corporação. 

 

Alguns exemplos de treinamentos e práticas que empresa vem adotando é o uso da tecnologia para engajar mais o profissional com a cultura da empresa e ao mesmo tempo treiná-los.

 

3. Gamificação

A Gamificação ou Gamification, consiste em um conjunto de técnicas e estratégias que são baseados em jogos. Um exemplo disso é construir dinâmicas para sua equipe para resolver ou levantar ideias sobre determinado assuntos.

 

Segundo muitos especialistas nessa área, a experiência de jogos na organização vai muito além de entretenimento dos profissionais e desenvolve pontos fundamentais no dia a dia da equipe, exemplos disso são: promover uma competição saudável entre os jogadores, auxiliá-los na superação de dificuldades pessoais e profissionais, engajá-los com a equipe e cultura da empresa, criar uma relação amistosa entre todos e claro, dar a chance do gestor analisar e dar feedbacks sobre os pontos a serem desenvolvidos de cada um e traçar metas de forma mais adequada.

 

Com essa prática e outros treinamentos, é possível traçar uma trilha de desenvolvimento para cada individuo e observar quais são as pessoas que possuem potencial para futuramente receber sucessão de cargo

 

Se preocupar com o bem-estar e o que pensam os colaboradores, é essencial para uma boa gestão e consequentemente, impulsiona uma imagem da empresa no mercado e diminui a taxa de rotatividade. 

 

4. Automação em nuvem, esse é o caminho

Mesmo com a obrigatoriedade do uso do e-Social, as empresas precisam se organizar para manter as rotinas de Recursos Humanos em dia, como: admissão, demissão, folha de pagamento, encargos trabalhistas e previdenciários, entre outras rotinas internas.

 

Antigamente o ideal era manter tudo em papéis e planilhas e agora, com a facilidade de automação e utilização de softwares em nuvem não só otimizou-se o processo como trouxe maior segurança de dados.

 

Funciona assim:

Um sistema de automação de processos em nuvem Software as a Service (SaaS) opera com um servidor que é acessado por meio da internet banda larga e trabalha sem que haja necessidade de instalação de softwares no computador. Esse servidor compartilhado armazena todo o banco de dados dos colaboradores, incluindo os perfis de futuros candidatos, sendo possível a integração com a ferramenta de recrutamento. O sistema além de integrar todos os processos do departamento do RH, por ser hospedado na nuvem traz a vantagem de acessar todos os dados de forma remota, isto é, pode ser acessado por meio de computadores, smartphones e em qualquer lugar, na empresa ou até mesmo em casa.

 

Optar pela automação traz grandes benefícios, como:

  • Otimização de tempo e principalmente de recursos como os colabores de RH;
  • Diminuição de erros durante as rotinas
  • Segurança na manipulação dos dados
  • Agilidade na triagem e na decisão do melhor candidato

 

E a optar por uma ferramenta que seja desenvolvida exatamente para auxiliar nas necessidades do setor é o caminho mais assertivo. E a EPI-USE, especialista em SAP SuccessFactors possui soluções integradas e direcionadas para recrutamento e seleção no setor do varejo. E oferece também pacotes de sistemas integrados com planos e valores diferenciados. 

 

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