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6 passos para transformar o onboarding em um diferencial competitivo

Passo fundamental na integração de novos colaboradores, um onboarding bem estruturado pode aumentar em 82% a retenção de talentos

  Em Gestão de Pessoas

  Publicado em 01/12/2022 13h50

  4 minutos para leitura

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6 passos para transformar o onboarding em um diferencial competitivo

 


Você já enfrentou questões com colaboradores que não estavam bem alinhados à cultura e aos valores da empresa? Com dificuldade para compreender todas as atribuições do seu cargo? Com problemas para se familiarizar com todos os processos do dia a dia de trabalho?


Ao invés de corrigir esse tipo de obstáculo, o ideal é evitá-lo. E é possível fazer isso logo no início da relação com novos funcionários, desde a contratação: o segredo é um onboarding efetivo com os colaboradores.


Segundo um estudo do Brandon Hall Group, um bom processo de integração pode aumentar em 82% a retenção de talentos e em 70% a produtividade dos novos contratados. Em contrapartida, naturalmente, um onboarding fraco pode ser um dos principais responsáveis pela perda de profissionais ainda no primeiro ano de contratação. Tendo em vista esses dados, pode-se concluir que empresas com uma forte integração podem transformar o processo em um diferencial competitivo.


Continue a leitura deste artigo para conferir algumas dicas que poderão fazer toda a diferença no processo de onboarding da sua empresa.

O que é onboarding?

Caso você não tenha tão claro o que é onboarding e a sua finalidade, vamos começar do começo. O onboarding é uma importante ferramenta de integração de novos colaboradores nas empresas, que tem o objetivo de transmitir a cultura organizacional, valores da empresa, descrever atribuições do cargo, processos do dia a dia, realizar treinamentos para realização das atividades, apresentar colegas, alinhar expectativas e tudo mais que a organização considerar pertinente para que o profissional cumpra as funções desejadas com a contratação.  

Dito isso, vamos às dicas.

 

1 – Tenha um cronograma

Assim como em qualquer projeto, o sucesso do onboarding começa com um planejamento. Ele auxilia a listar ponto a ponto o que essa etapa de integração do profissional à empresa precisa conter, evitando deixar algum passo de fora.

A ideia é organizar uma ordem lógica, em que as informações possam ser encadeadas em etapas, de maneira a facilitar a assimilação do colaborador. Tenha em mente que é a primeira vez que ele está tendo contato com as questões internas do negócio, será uma quantidade grande de novas informações.  

 

2 – Personalize suas boas-vindas

O acolhimento neste processo também é importante. Afinal, é um novo ambiente para o colaborador, ele precisa se sentir bem-vindo para começar a ganhar confiança no novo cargo e desenvolver suas tarefas de maneira plena o quanto antes.

Para isso, quanto mais personalizada for essa integração inicial, mais rápido o profissional tende a se sentir “em casa”. E essa personalização pode estar em pequenos detalhes, como um cartão de boas-vindas escrito à mão ou em presentear o novato com o seu bombom preferido – quem sabe começar o onboarding lá na seleção, incluindo nos formulários de cadastro um campo para preenchimento dessa informação e surpreender, causando uma super boa impressão?

 

3 – Seja claro e didático

Uma das principais finalidades do onboarding é garantir que o profissional compreenda todas as informações transmitidas. Para isso, muitas orientações que podem parecer óbvias são bem-vindas. Tenha em mente que a obviedade pode ser relativa, dependendo do nível e tempo de cada um com a empresa.

Didática também é necessária, principalmente nos treinamentos. Não deixe de reservar momentos para confirmar se a pessoa está realmente entendendo e abrir espaço para esclarecimento de dúvidas.

 

4 – Alinhe expectativas

O onboarding é uma etapa crucial para deixar claro o que a empresa espera do funcionário, entendendo também as expectativas dele com relação à contratação.  

Procure informar o que se deseja de um colaborador na determinada função, que tipos de resultados serão requeridos e de que forma serão medidos. 

 

5 – Fomente a integração

A socialização com colegas também inicia no onboarding. Desenvolva dinâmicas que coloquem o profissional em contato com os demais colaboradores.

Uma forma natural é inserir funcionários nesta etapa, designando treinamentos específicos para o novo colaborador com profissionais com mais tempo de empresa, para determinadas áreas em que já sejam experientes.

 

6 – Conte com as ferramentas certas

Para realizar todas as etapas necessárias na integração de maneira efetiva e otimizada, a tecnologia pode funcionar como um facilitador – e se torna indispensável para onboarding digital, no caso de empresas que adotam o trabalho híbrido ou remoto.  

O SAP SuccessFactors pode ser o software de recursos humanos ideal, pois possui uma funcionalidade exclusiva para onboarding no módulo de Gestão do Talento, que tem o objetivo de contribuir para:

·         Transformar o processo de admissão em uma oportunidade de fomentar a produtividade já no início da contratação

·         Incorporar as melhores e mais recentes práticas de integração à sua empresa

·         Interligar os novos talentos rapidamente aos demais colaboradores

·         Reduzir o tempo de desenvolvimento e treinamento de profissionais

 

Melhore o onboarding da sua empresa, retenha talentos e ganhe diferencial competitivo. Conheça a SAP SuccessFactors. Fale com um dos especialistas aqui da EPI-USE Brasil agora mesmo. 

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