EPI-USE

eSocial Express: uma solução para as mudanças que estão por vir

[eSocial Express: uma solução para as mudanças que estão por vir]

# esocial

No último dia 26 (quarta-feira) foi publicada no portal do eSocial notícia de adiamentos nas datas de obrigatoriedade de alguns eventos, junto com informações sobre alterações nos eventos existentes incluindo exclusão de eventos e campos.

A notícia trouxe alívio para muitos clientes ainda em fase de implementação dos eventos de SST, cuja data de obrigatoriedade seria na próxima segunda-feira (1/Julho), mas também levanta preocupações importantes: não foram informados pelo governo os detalhes das alterações que estão sendo planejadas, portanto não é possível ainda estimar o esforço necessário para implementar tais modificações.

Sabemos que a implementação standard SAP não cobre 100% dos eventos, portanto dependendo da abrangência das modificações feitas pelo governo o esforço necessário para entregar todos os eventos na data limite pode surpreender. Além disto, a falta de informações exatas piora o cenário de incertezas, já que não temos detalhes de quando os novos leiautes serão disponibilizados pelo governo e em quanto tempo a SAP entregará as alterações necessárias nos objetos standard.

O bolo de incertezas ainda tem uma cereja: um novo comitê gestor do eSocial assume hoje, 28/06, e não sabemos se o novo comitê seguirá o mesmo direcionamento do anterior.

Com tantas indefinições, sobra às empresas impactadas uma triste certeza: a solução utilizada para implementar a geração e entrega dos eventos ao governo deve ser flexível o suficiente para que modificações possam ser implementadas sem a necessidade de projetos complexos e custosos, de outra forma o custo de manutenção pode ficar muito alto sem falar na insegurança trazida por soluções implementadas em prazos curtos e com requisitos mutantes.

É uma receita explosiva: o processo do eSocial é complexo, a implementação da solução pela SAP não atende a 100% dos eventos e as definições legais se alteram com uma frequência assustadora. Não há caminho fácil.

Neste momento, é imprescindível que as empresas tenham um parceiro de implementação sólido, com conhecimento comprovado nos processos e nas ferramentas que o sistema oferece, mas somente isto não basta. Não é possível criar soluções robustas nos prazos que estão sendo forçosamente praticados no eSocial, e o resultado da implementação às pressas é invariavelmente inferior ao desejado.
Por isto, além de um parceiro confiável, é importante utilizar soluções flexíveis e robustas, que tenham sido testadas e garantam o funcionamento estável de uma parte tão importante do processo de RH das empresas.

Conhecendo as limitações e dificuldades deste processo, a EPIUSE Brasil iniciou a partir de meados de 2017 o desenvolvimento do eSocial Express, um produto que preenche o Gap deixado pela SAP e entrega os eventos não standard de forma simples, com interfaces intuitivas e definições configuráveis. Novos eventos podem ser adicionados ao sistema através de poucos passos de configuração, e em pouco tempo alterações legais são efetivadas e testadas no sistema sem a necessidade de criação ou alteração de código fonte.

Peça uma demonstração clicando aqui e entenda como o eSocial Express EPIUSE Brasil pode ajudar sua empresa a resolver de uma vez este assunto.

Veja também:

Olá, deixe seu comentário para eSocial Express: uma solução para as mudanças que estão por vir

Enviando Comentário Fechar :/