EPI-USE

RH estratégico na era digital

[RH estratégico na era digital]

#RHDigital #GestãoEstratégica

Para atualizar o RH estratégico na era digital, implementar novas ferramentas é a melhor opção para produzir melhores resultados

Todos os setores das organizações estão em constante atualização e conhecendo novas ferramentas para auxiliar nas tarefas do dia a dia, por isso, é importante que a tecnologia esteja à frente do RH e da gestão da organização, principalmente por ser a melhor opção para otimizar tempo,  produtividade de sua força de trabalho e continuar com vantagem competitiva perante o mercado e o principal, automatizar o RH estratégico na era digital.

 

Além de investir em softwares, aplicativos e outros instrumentos do meio é importante aliar a inclusão de novas ferramentas tecnológicas com uma nova cultura dentro da empresa para que os colaboradores percebam as mudanças digitais como possibilidade de ajudá-los em suas funções e seu desenvolvimento e não concorrência para a perda de seus postos. Por isso, além de capacitá-los para utilizar os programas e aplicativos, é necessário construir uma nova conscientização dentro do local de trabalho.

 

Portanto, é fundamental que a equipe de RH esteja alinhada com o proposto e valores da organização e esteja disposta às mudanças, dessa forma, pode-ser criar novas práticas para que todos na empresa, inclusive todas as áreas, entendam que a adoção de ferramentas digitais são oportunidades e não ameaças, além de serem propulsores para alcançar os resultados esperados.

 

Entre os diferenciais do RH na gestão estratégica é poder analisar o ambiente corporativo como um todo, por isso o RH participando das decisões estratégicas, assim como qualquer departamento com essa característica no meio empresarial, necessariamente olha para a frente, mesmo que a longo prazo, tomando precauções e decisões presentes que podem o afetar em algum período futuro,

 

Para que não ocorra imprevistos futuros, é preciso: 

  • Alinhar os objetivos estratégicos da organização e os objetivos da sua área de RH
  • Saber mensurar e buscar o aumento da produtividade dos colaboradores 

 

  • Monitorar as ações e programas desenvolvidos pelo RH

  • Fazer com que os gestores sejam responsáveis pelo resultado dos seus talentos

  • Ter um bom plano de sucessão e carreira.

 

Com os avanços tecnológicos, as novas ferramentas auxiliam a solucionar a maioria dos problemas citados acima, portanto o RH é um dos muitos setores beneficiados por tantas novidades que o mercado tem oferecido e inovado cada vez mais.

 

Assim como as redes sociais podem ajudar na hora de recrutar profissionais, por exemplo, para a gestão estratégica, as ferramentas digitais minimizam os erros aos processos de gestão de pessoas, onde é possível levantar dados consistentes e seguros sobre avaliação de desempenho e criar um plano de desenvolvimento para cada colaborador e claro, diminuir os riscos por falta de informação na hora de tomar decisões.

 

E você, quais os outros pontos que considera importante para construir um RH com essa nova mentalidade?  Já está utilizando das novas tecnologias para estruturar o seu setor de RH?


Gostou desse conteúdo? Aproveite para baixar também nosso ebook sobre como tornar seu RH mais estratégico. Clique aqui para baixar.

Veja também:

Olá, deixe seu comentário para RH estratégico na era digital

Enviando Comentário Fechar :/