Como o SAP Joule se torna o ‘agente secreto’ que automatiza processos e impulsiona a eficiência empresarial
Publicado em 03/12/2025 19h16
3 minutos para leitura
Esqueça o personagem do filme do Kléber Mendonça Filho. Aqui o protagonista é Joule, o agente de IA da SAP que trabalha nos bastidores para automatizar processos, gerar insights em tempo real e tornar sua operação empresarial mais ágil.
A evolução dos agentes de IA não é uma promessa distante. Alguns dados que mostram o cenário:
Esses dados reforçam que a adoção de agentes é tendência e, mais do que isso, um movimento já em curso no mercado global.
Por exemplo, na área financeira, os Joule Agents são habilitados para resolver disputas, automatizar contas a receber, gerir relatórios de encerramento, reduzir prazos de ciclo.
No supply chain, eles podem atuar antecipando faltas de estoque, ajustando planejamento de produção, interagindo com fornecedores, reagindo a interrupções de processo.
Recursos Humanos
Na área de RH, os agentes podem automatizar tarefas como análise de competências, planejamento de talentos, atendimento interno a colaboradores, liberando as equipes para focarem em estratégia de pessoas.
Para a empresa: se você está buscando elevar o nível de eficiência, adaptabilidade ou experiência do cliente (seja interno ou externo), o Joule pode ser um instrumento chave. Ele permite que os processos sejam geridos de forma mais inteligente, com menos retrabalho e maior agilidade.
Para o profissional: saber trabalhar ao lado desse agente, entendendo como intervir, como usar os insights que ele gera e como definir os contextos para que ele atue, será uma habilidade valorizada. Em muitas funções, o “trabalho humano” será mais estratégico, criativo e de supervisão, e menos operacional.
O “agente secreto” que agora entra em cena nas empresas, e que atende pelo nome de Joule, está longe de ser uma mera promessa futurista: ele já está sendo incorporado em funções reais de negócios. Ele representa a convergência de dados, processos e inteligência artificial para transformar o modo como Finanças, Supply Chain, RH e outras áreas operam.
Se você ainda não dá a ele uma chance ou planeja como integrá-lo à sua estratégia, este é o momento. O agente que mais faz sucesso nas empresas hoje não veste terno e gravata, ele processa dados, aprende com eles e age.
E fique por dentro de todas as novidades da EPI-USE Brasil.
Legal!
Você assinou a nossa Newsletter!
A partir de agora você receberá nossas novidades diretamente no seu e-mail!
Para isso, é importante que você adicione o e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis,
para evitar que nossas mensagens fiquem presas na caixa de spam!
Um abraço,
Equipe EPI-USE Brasil
Opps!
Um erro ocorreu!
Sentimos muito por isso! Tente novamente mais tarde!
Um abraço,
Equipe EPI-USE Brasil