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EPI-USE e Qualtrics realizam Café da Manhã com clientes

Realizamos um café da manhã com a Qualtrics para abordar as principais tendências da Gestão da Experiência Humana nas empresas.

  Em Rede de Parcerios

  Publicado em 31/07/2024 13h00

  4 minutos para leitura

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Hoje (31), a EPI-USE Brasil realizou um café da manhã com clientes para apresentar novidades sobre a parceria com a Qualtrics, ferramenta de gestão de experiências.

Roberto Medeiros, Associate Partner e Country Managing Director da EPI-USE Brasil iniciou o evento realizado no nosso escritório realizando uma breve apresentação sobre a EPI-USE, com seu histórico, países de atuação, produtos, serviços e ofertas. Roberto também nos trouxe a nossa principal motivação: o ERP (Elephants, Rhinos & People).

Logo após, Bruno Andrade, Diretor de Estratégia de Employee Experience da Qualtrics, também nos relembrou do histórico da Qualtrics, empresa de tecnologia que nasceu para auxiliar primeiramente a experiência de estudantes americanos. A sua expansão contribuiu para a atuação da Qualtrics na gestão da experiência corporativa, seja na parte de Experiência Humana (XM) - de colaboradores; seja na parte de Experiência dos Consumidores (CX).

Bruno, trouxe a sua visão de como a Qualtrics complementa soluções de RH. Enquanto um sistema de RH traz dados mais quantificados, um sistema de experiência mostra os “porquês“ desses números.

 

Gestão da Experiência Humana

Fundamentos da Gestão da Experiência, segundo a Qualtrics

Os três Fundamentos da gestão da experiência humana nas empresas devem refletir:

  • Escuta: a partir de uma cultura aberta e espaço seguro para expressão.
  • Entendimento: levantamento de hipóteses a partir dos dados da escuta
  • Ação: Executar mudanças que vão de fato trazer resultados

Na parte da Escuta, Bruno trouxe como dados operacionais e comportamentais, desde pesquisas, pulsos, feedback, iniciam a jornada das empresas da gestão da experiência. Já na fase de entendimento, a Qualtrics usa dos pilares de engajamento, para escalar expertise de engajamento na organização; Ciclo de vida, para entender a jornada completa dos colaboradores; e a Análise, para impactar os negócios com os insights coletados. Finalmente, no último fundamento, da Ação, a Qualtrics ajuda as áreas de RH a tomarem as melhores decisões em relação à experiência de seus colaboradores em toda jornada, desde a pré-candidatura, até o desligamento.

 

Impactos da Gestão da Experiência Humana

Dentre os principais Impactos da Gestão de EX, podemos citar:

  • A aquisição de talentos: a batalha por talentos em que organizações se esforçam para atrair high performers ao mesmo tempo que revisitam sua carreira.
  • Produtividade: A necessidade do negócio de entregar alta produtividade com menos recursos
  • Retenção: A tensão entre engajamento e retorno de investimento. Um tradeoff que pode influenciar a rotatividade.
  • Eficiência em custo: C-Level demandando dados sobre o impacto dos investimentos em pessoas em eficiência de ganhos financeiros.

 

Tendências de EX, segundo a Qualtrics

Uso de dados não estruturados ou solicitados para a Experiência dos Colaboradores

80% dos dados do mundo não serão estruturados em 2025. Como exemplo dentro da Experiência Humana, podemos citar interações em grupos de redes de intranet, como o Microsoft Teams, Google Chat dentro das ferramentas corporativas. Esses dados, depois de estruturados por IA, que permitem a sua usabilidade dentro da LGPD, levam outputs agrupados para decisores.

IA na Gestão de Experiências

Assistência de Inteligência Artificial Generativa para buscar dados da experiência com intuito de auxiliar gestores na tomada de decisão relacionada a experiência. A IA na EX também pode apoiar empresas com recomendações de benchmark, com melhores práticas e imputs de mercado e setor. Além disso, a IA pode ajudar na predição de temas de EX que são críticos para a rotatividade.

EX (Human Experience) e CX (Customer Experience)

Um colaborador satisfeito vai oferecer uma boa experiência para seus clientes. Muitas vezes, essas percepções estão relacionadas, em todos os setores, desde empresas do setor do varejo, saúde, telecomunicações, entre outros. Existem soluções que relacionam essas duas métricas e melhoram resultados de performance geral da empresa.

 

Qualtrics: Gestão da Experiência

Dentro do HXM (Human Experience Management), a Qualtrics tem oferta três soluções:

  • People Engage: O nível de dados não transacionais, ou seja, aquele que não dependem de eventos vinculados a eventos de experiência. Essa é uma ferramenta de análise de quais ferramentas são ideais para cada tipo de experiência que a empresa quer trazer.
  • People Lifecycle: Essa solução é contrária à primeira solução, pois depende de eventos de experiência. Nessa ferramenta, as empresas acabam criando as experiências, desde a contratação até a aposentadoria daquele colaborador da empresa
  • Analytics: Ferramenta de Análise de todos esses dados e que suporta as decisões e ajuda a prever possíveis riscos na experiência de colaboradores 

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