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SST no eSocial: saiba tudo sobre o assunto

Atenção: empresas precisam prestar informações de SST no eSocial. Quem não cumprir, pode receber multas! Saiba mais.

  Em eSocial

  Publicado em 25/04/2024 10h36

  3 minutos para leitura

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Em abril é celebrado o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho. O momento é propício para a sua empresa reunir algumas dúvidas sobre como funciona o registro de informações de Segurança e Saúde no Trabalho - SST no eSocial. Com a obrigatoriedade em vigor, é fundamental esclarecer as principais questões e pontos de atenção para garantir conformidade e evitar multas.

Mas não se preocupe, elaboramos uma série de perguntas e respostas que irão te ajudar a entender melhor o assunto.

 

Recapitulando, o que é o eSocial?

Em primeiro lugar, vamos relembrar o que é o eSocial.

O eSocial é uma plataforma do governo federal brasileiro que visa unificar o envio de informações trabalhistas, previdenciárias e tributárias das empresas em uma plataforma digital única. 

Ele foi instituído pelo Decreto nº 8.373 de 11 de dezembro de 2014 e tem como objetivo simplificar a prestação de informações pelo empregador, garantindo mais transparência e facilitando o cumprimento das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas. 

De maneira breve, podemos dizer que o eSocial é uma ferramenta que centraliza o envio de dados relacionados aos trabalhadores, como vínculos empregatícios, folha de pagamento, horas extras, férias, entre outros, contribuindo para a modernização e eficiência das relações de trabalho no país.

SST no eSocial: qual o impacto

As normas em saúde e segurança do trabalho têm como objetivo garantir que sejam cumpridos processos para proporcionar um ambiente de trabalho seguro e saudável, reduzindo o risco de acidentes e doenças ocupacionais. Isso é essencial para proteger os trabalhadores e promover um ambiente laboral produtivo e livre de riscos. Além disso, essas normas também ajudam as empresas a cumprir suas responsabilidades legais e a manter a conformidade com os regulamentos governamentais

No eSocial

As empresas precisam registrar e prestar informações detalhadas sobre as condições de ambiente do trabalho, acidentes, exames médicos ocupacionais e as medidas de prevenção adotadas dentro de suas instalações no eSocial obrigatoriamente.

É preciso cumprir com rigor as normas regulamentadoras relacionadas à segurança e saúde no trabalho. Uma vez que o objetivo é cultivar um ambiente de trabalho mais seguro e saudável para todos os colaboradores. 

Além disso, o registro detalhado das informações de SST permite uma melhor análise dos riscos ocupacionais e uma tomada de decisão mais eficaz na implementação de medidas preventivas. Dessa forma,  o registro contribui para a redução dos acidentes de trabalho e o bem-estar dos trabalhadores.

 

Quais são os eventos de SST no eSocial?

Não deixe de organizar e enviar todos os eventos de saúde, segurança e ambiente ao eSocial por meio de plataformas tecnológicas. Dentre eles estão os eventos:

  • S-2210: Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT)
    Utilizado para comunicar qualquer acidente de trabalho, independentemente de resultar em afastamento do trabalhador de suas funções.
  • S-2220: Monitoramento da Saúde do Trabalhador
    Este evento reporta informações relacionadas ao monitoramento da saúde dos trabalhadores, incluindo exames médicos ocupacionais realizados ao longo do vínculo empregatício do colaborador.
  • S-2240: Condições Ambientais de Trabalho.
    Este evento detalha as condições de trabalho proporcionadas aos funcionários, indicando os fatores de risco aos quais estão expostos no exercício de suas atividades.

Multas e penalidades:

As empresas que não cumprirem as obrigações do eSocial estão sujeitas a uma série de sanções. Podem incluir multas que variam de acordo com a gravidade da infração e o porte da empresa. 

O valor pode variar entre R$400,00 e R$181.284,63.

Então não corra esse risco!

 

Como podemos ajudar na regulamentação do SST no eSocial?

Por intermédio da EPI USE, a Livon, que faz parte da SAP Store, oferece uma plataforma especializada em SST, facilitando a gestão e o cumprimento das obrigações do eSocial. Com a integração do SAP SuccessFactors (HCM), nossos serviços garantem uma abordagem eficaz para a saúde e segurança no trabalho. 

Como destaca Rodrigo Tanus, da Livon, plataforma SaaS integrada para saúde, segurança e meio ambiente, "Nossa missão na Livon é capacitar as empresas com as ferramentas essenciais para construir um ambiente de trabalho seguro e saudável. Através de uma gestão de riscos e plano de ação efetivos, buscamos não apenas garantir a conformidade com as normas regulamentadoras, mas também promover o engajamento e a produtividade de cada funcionário. Nosso objetivo é criar um ambiente onde todos se sintam seguros, valorizados e inspirados a alcançar seu máximo potencial".

Entre em contato com o nosso time.

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