A Fiabesa é uma empresa de embalagens flexíveis com mais de 20 anos de atuação no mercado. Em 2022, a empresa decidiu migrar sua infraestrutura de TI para a nuvem AWS, com foco em eficiência, segurança e escalabilidade.
A Fiabesa tinha como objetivo simplificar sua infraestrutura de TI, que era obsoleta e heterogênea. A empresa também precisava garantir que seu ERP, o TOTVS Protheus, tivesse alta disponibilidade, segurança e resilência.
A equipe construiu a solução proposta com um roadmap de três fases:
Planejar: Nesta fase, a equipe realizou estudos de dimensionamento, avaliação de cargas de trabalho, inventário de aplicações e padrões de comportamento de ambiente.
Construir: Com o roadmap proposto, cada uma das fases foi sendo executada. A fase de construção previa o provisionamento dos recursos na nuvem da AWS, migração de dados e estruturas para a nuvem e homologação do ambiente.
Executar: A equipe colocou os serviços e aplicações homologados em produção e os monitorou para melhoria contínua.
Toda a solução construída baseou-se nas boas práticas de arquitetura da Amazon Web Services, o framework AWS Well-Architected.
Ao longo de um ano, a equipe executou todas as fases do projeto com sucesso. O ambiente on-premises foi descontinuado e toda a operação e carga de trabalho de tecnologia da empresa passou a operar baseada na Amazon Web Services.
Dentre os principais resultados deste projeto, pode-se destacar:
Camada de serviços integrada.
A migração da Fiabesa para a nuvem AWS foi um sucesso. A empresa conseguiu alcançar seus objetivos de eficiência, segurança e escalabilidade. A migração, além de melhorar a eficiência e a segurança, também permitiu que a Fiabesa reduzisse custos e otimizasse sua operação.