GWM


A EPI-USE apresentou o primeiro case de implementação utilizando o SAP Cloud ALM da América Latina na GWM em evento da ASUG.


No evento da ASUG - SIG SuccessFactors, tivemos a participação de Nikolas Carneiro, Senior HRIS Transformation Consultant da GWM (Great Wall Motors) junto com Roseli Knysak, Associate Partner & Service Delivery Director da EPI-USE Brasil.

A empresa do setor automobilístico recém chegada ao Brasil, busca revolucionar o futuro do setor automotivo com suas propostas de carros elétricos e híbridos no país. A apresentação de Roseli e Nikolas teve como foco a apresentação do primeiro case de implementação de sistemas utilizando o SAP Cloud ALM (Application Lifecycle Management) na América Latina.

A ferramenta contém a capacidade de apoiar a implementação e operação de sistemas SAP e de outros provedores. 

 

Desafios da GWM


Para utilizá-lo, a GWM havia feito a escolha de realizar a implementação do sistema de SuccessFactors para melhorar os desafios que tinha em relação a Metas e Performance da empresa. Os módulos escolhidos são: 

Gerenciamento de Metas; 

Avaliação de Performance;

Avaliação de Competências;

Avaliação de Potencial;

Calibração.
 

Nikolas frisou, que por ser uma empresa recente no mercado brasileiro, a GWM precisava de um sistema de acompanhamento preciso para que todas as áreas alcançassem as metas bastante agressivas.

O executivo mostrou que os colaboradores realizavam de forma manual toda a definição e acompanhamento das metas, a partir de planilhas de Excel. Além disso, o processo de preenchimento, assinatura, revisão e interação dos formulários era pouco rastreável, executado via e-mail.

Isso gerava uma dificuldade na auditoria dos resultados que também se mostravam muito subjetivos.

 

O projeto SAP Cloud ALM na GWM


Vislumbrando uma rápida implementação do software de Metas e Performance do SuccessFactors, a GWM com consultoria da EPI-USE Brasil encontraram a solução da utilização do SAP Cloud ALM como facilitador da operação.

As empresas realizaram o projeto em oito semanas, com a alocação de apenas dois colaboradores da GWM, sendo um Key-User e um Project Manager, e dois da EPI-USE, sendo um consultor de implementação e um Project Manager. Além disso, todo o processo foi 100% remoto.

O GoLive do sistema de RH ocorreu antes mesmo da data prevista por conta da utilização da ferramenta SAP Cloud ALM. 

 

Benefícios do SAP Cloud ALM


Dentre os benefícios citados por Roseli Knysak, Associate Partner & Service Delivery Director da EPI-USE Brasil, o principal teve relação com a gratuidade da disponibilização da plataforma quando o cliente adquire a licença Cloud de SAP SuccessFactors. Além disso, Roseli frisou que o design da ferramenta é intuitivo, garantindo uma rápida curva de aprendizado.

 

Outro benefício citado pela executiva tem relação com a criação de usuários com níveis de acessos diversos, de acordo com as suas responsabilidades no projeto. A plataforma também centraliza as atividades, responsabilidades e entregáveis de cada etapa da implementação. A concomitância da experiência de uso do cliente e no processo de implementação pelo parceiro foram fatores utilizados para o desenvolvimento da ferramenta.

 

Roseli mostrou que a plataforma mostrou muita clareza no plano de teste, desde o escopo, roteiro, entregáveis e definição dos responsáveis. Com isso, houve um rápido aprendizado quanto a usabilidade da plataforma. Por ser o primeiro caso de implementação utilizando a ferramenta no Brasil, nenhum dos envolvidos tinha experiência de uso, e a ferramenta se mostrou uma grande aliada na implementação dos sistemas.

 

E finalmente, um fator buscado pela GWM teve relação com facilidade de governança, escalabilidade, auditoria e monitoramento do projeto, em que todo histórico e documentação do projeto está disponível na plataforma.

 

Resultados na GWM


A GWM alcançou os resultados esperados. Isso se deu pois o módulo de avaliação de metas e performance se tornou 100% digital pela utilização do SAP SuccessFactors.

 

A partir disso, o gerenciamento desse processo se tornou mais amplo, contribuindo para determinação de metas individuais, que iam de acordo com as metas do departamento e da empresa. Além disso, o processo é auditável e transparente, com um fluxo de aprovações dinâmico e rastreável, que pode ser mantido em um histórico. As metas agora são calculadas e parametrizadas no sistema, baseadas em números, e não apenas em resultados subjetivos.

 

Outro resultado tem relação com a sinergia entre os dados de diferentes formulários.

 

Finalmente, Nikolas nos mostrou que o projeto é escalável e que o mesmo modelo implementado no Brasil será moldado para um projeto semelhante na companhia presente no México em 2024.



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