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SuccessConnect: Finalizado o primeiro dia de conteúdo do evento!

O SuccessConnect é a primeira oportunidade da SAP para falar sobre o sistema de IA Generativa que será aplicada em seus sistemas: o Joule.

  Em Eventos

  Publicado em 06/10/2023 12h07

  7 minutos para leitura

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A EPI-USE Brasil está acompanhando o SuccessConnect, maior evento de SuccessFactors do mundo, diretamente de Las Vegas, Nevada. O evento presencial está sendo realizado no The Venetian Convention Center, nos dias 2 e 3 de outubro. A versão virtual do evento acontecerá entre os dias 4 e 5 de outubro.

Nosso Country Managing Director, Roberto Medeiros, está em Las Vegas conferindo todas as novidades do assunto do momento combinada com o RH: a Inteligência Artificial Generativa aplicada às empresas.

 

Success Connect e a IA Generativa

Segundo a SAP, a IA representa um potencial de criação enorme entre as diversas indústrias. Muitas organizações já estão buscando como expandir a sua adoção. Um dado da McKinsey, mostrado pela SAP no evento, revela que a IA generativa pode adicionar os valores de USD 2.6 a USD 4.4 trilhões anualmente na economia global. Na pesquisa, 33% das companhias já utilizam a IA generativa regularmente em pelo menos uma função organizacional. Já 40% das organizações vão aumentar o seu investimento em IA por conta dos avanços em IA generativa. Além disso, 60% das empresas que já adotaram a IA, já usam IA generativa.

Para a SAP no SuccessConnect, a IA não poderia existir sem seus desafios. Nos negócios, é difícil entender por que lugar ela pode começar a ser aplicada, além do seu alinhamento com as estratégias mercadológicas e locais, maximizando o impacto. Na tecnologia, se fala muito sobre tecnologias divergentes, com questões como proteção de dados, Experiência de Usuário e Integração. Já na ética, devemos falar da mitigação de vieses, medos dos colaboradores, privacidade e dados e tolerância de falhas - e legalmente, é necessário ter um compliance regulatório, para gerenciamento de riscos, definição de propriedade intelectual e relações de união e troca justas.

 

Impactos transformadores da IA Generativa nas empresas

Segundo a SAP, em palestra no SuccessConnect, os impactos transformadores da IA generativa nas empresas tem relação com os seguintes tópicos:

  • Ter uma escala de linguagens que façam sentido: IA consegue tanto criar, como resumir e traduzir texto em uma velocidade e volume além da capacidade humana.
  • Entender e conversar com pessoas: IA consegue gerar respostas de alta relevância para questionamentos humanos usando suas línguas maternas e entendendo seu contexto
  • Automatizar tarefas mundanas e repetitivas: IA consegue processar um alto volume de dados para automatizar funções simples e repetitivas, além de identificar anomalias mais rápido que humanos.
  • Revelar conexões entre dados divergentes: IA pode detectar padrões para desenvolver insights e recomendações além da capacidade humana.

 

IA no Human Experience Management

Ainda no evento, a SAP abordou a sua utilização na vertente de HXM (Human Experience Management), em que a IA Generativa pode assegurar que as pessoas sejam o centro da estratégia organizacional:

  • Elevando a experiência dos colaboradores: já que pode simplificar as interações e criando grandes individualizações, gerando dessa forma:
  • Uma  força de trabalho pronta para o futuro: a inteligência de talentos gera aprendizados e recomendações de crescimento;
  • Em que o RH seja ágil, e compatível: baseada em automações e insights  para liderar áreas estratégicas nas empresas, além de ser:
  • Um RH conectado: em que os insights sejam guiados por pessoas e dados entre a empresa inteligente.

Para exemplificar, no SuccessConnect, a SAP trouxe alguns casos de uso que a IA generativa tem em diferentes estratégias do RH.

SuccessConnect: Estratégias de RH x IA Generativa

Claro que todas as aplicações de IA Generativa devem estar alinhadas com a estratégia das empresas. Isso se assemelha quando falamos de áreas específicas. Durante o SuccessConnect, foram abordados cases de uso da IA Generativa relacionados com algumas estratégias de RH:

Experiência do Colaborador

Quando se fala de estratégia do RH baseada na elevação da experiência do colaborador, a IA Generativa pode gerar valores como aumento na retenção de colaboradores e produtividade e diminuindo custos de recrutamento e onboarding:

  • Experiência de usuário personalizada: A pró-atividade de consciência contextual impulsiona as tarefas e informações para otimizar a eficiência e experiência.
  • IA Assistente de RH: Chatbot conversacional desenhada para ser uma interface inicial para processos guiados que são de função do RH. Este módulo já estará disponível neste semestre.
  • Recomendação contextual: Pilar de recomendações do RH para coaching e conselhos de carreira. Este módulo já estará disponível neste semestre.
  • Agência de colaboradores: Perfil dos colaboradores, preferências e ações que podem se tornar recomendações póstumas geradas por IA.
  • Voz dos Colaboradores: Agrega e analisa os sentimentos dos colaboradores, criando insights e recomendações de ações.
  • Bem estar do colaborador: Análise das conexões e do ambiente de trabalho, além de pesquisas individuais para criação de insight de bem-estar individual.

Força de trabalho pronta para o Futuro

Já, quando se fala de uma estratégia voltada para a força do trabalho pronta para o futuro, espera-se o desenvolvimento de talentos em escala alinhado com as habilidades de inteligência em voga, trazendo valores como aumento da capacidade da força de trabalho e da agilidade de talentos, e diminuição do gerenciamento de habilidades manuais. Assim, a IA pretende ter os módulos de:

  • Guia de carreira: Possibilidades de jornada de carreira personalizada, baseada em habilidades existentes e funções passadas.
  • Desenvolvimento de talento guiado: Desenvolvimento de recomendações de trilhas de aprendizado baseada nas necessidades do mercado criadas para cada colaborador. Este módulo já estará disponível neste semestre.
  • Comunicação com candidatos: Automação do direcionamento da experiência do candidato sem o esforço manual de gestores e recrutadores. Como exemplo, a IA pode ser utilizada para geração de descrições de trabalho, assim como perguntas de entrevistas. Este módulo tem previsão de lançamento para 2024.
  • Influência Organizacional: Afirmando que o desenvolvimento de talento dos colaboradores está alinhado com as necessidades da organização. Este módulo já estará disponível neste semestre.
  • Planejamento estratégico da força de trabalho: Recomendações analíticas e multi-facetadas levam ao encerramento de gaps de habilidades nas organizações.
  • Inteligência de Talentos: o gerenciamento automatizado de habilidades impulsiona a escala personalizada de aprimoramento e requalificação. Este módulo já estará disponível neste semestre.

 

SAP Generative IA: Joule

O Joule é um copiloto de IA que tem como objetivo entender o negócio. Ele foi anunciado na última semana pela SAP, e o SuccessConnect é a primeira oportunidade que a empresa tem para se aprofundar na novidade. Resumidamente, ele é uma central de atividades que pode ser utilizada em todas as dimensões do negócio - desde feedbacks, até recomendações de tomada de decisões - realizando um trabalho rápido, com insight mais inteligentes, melhores resultados de conteúdo e com controle total dos dados, mantendo a privacidade.

A aplicação tem como função ser como um Chat GPT embedado na aplicação, que pode ajudar tanto o backoffice, quanto às áreas de operações e a implementação de projetos.

 

Business SAP IA com as soluções SAP SuccessFactors no SuccessConnect: 

Segundo a SAP no SuccessConnect, uso da IA Generativa no sistema SAP SuccessFactors tem como pilares três termos:

  • Relevante (relevante): A mais relevante IA na entrega quando o contexto é processos de negócios;
  • Confiável (Reliable): IA exclusivamente confiável e treinada nos conjuntos de dados de negócios dos mais amplos setores;
  • Responsável (Responsible): IA construído em princípios éticos e de privacidade de dados;

A estratégia é baseada na entrega de valor aos negócios com diversos tipos de IA, como:

  • IA Generativa: para acelerar processos e tarefas do RH, por meio da rápida geração ou resumo de textos entre as suites de SuccessFactors HXM.
  • IA Conversacional: Entrega uma melhor experiência do colaborador enquanto diminui  custos de pessoas, por meio de chatbots com uma linguagem de maior processamento natural.
  • Automação: diminuição de custos de pessoas enquanto aumenta a precisão nos dados além de acelerar processos repetitivos e essenciais do RH.
  • Aprendizado profundo da IA: Transforme o desenvolvimento de carreira e a experiência do colaborador com recomendações e profundo insights personalizados.

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