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O layoff chegou na sua empresa? Veja dicas preciosas de como realizar um processo de offboarding de forma humanizada, justa e transparente

Descubra como o RH pode lidar com as demissões em massa e manter a transparência e ética no processo de offboarding, utilizando recursos de gestão de desempenho e retenção de talentos.

  Em News

  Publicado em 05/06/2023 09h44

  6 minutos para leitura

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Nos tempos incertos e turbulentos em que vivemos, demissões em massa são, infelizmente, um fenômeno cada vez mais comum. Analisando apenas os meses de janeiro e fevereiro de 2023, mais de 50 empresas anunciaram demissões em massa no país, segundo dados reunidos pela plataforma Layoffs Brasil.  


Muitas vezes esses cortes de pessoal são inevitáveis para manter a competitividade e a lucratividade dos negócios. Contudo, uma das consequências pode ser um doloroso processo tanto para o colaborador desligado quanto para aqueles que foram poupados. 


Neste artigo, veremos mais detalhes de como realizar um processo de offboarding de uma forma humana, justa e transparente, bem como manter os talentos que você tem através da gestão e retenção de talentos, utilizando software de gestão de desempenho e retenção de talentos. 

 

Quem está demitindo?


Nos últimos anos, tem sido cada vez mais comum a demissão em massa de colaboradores em diversas empresas ao redor do mundo. Os setores mais afetados são aqueles que passam por mudanças tecnológicas e econômicas, como o setor industrial, de serviços e tecnologia. 


Entre março a junho de 2022, o número de demissões nas startups passou de 1.800, segundo o Layoffs Brasil, com destaque para Ebanx (340 demissões), a Kavak (300 demissões) e a Facility (200 demitidos). Também fazem parte desta lista de empresas que desligaram colaboradores em grande escala Google, Nubank, C6 Bank, Loggi e Enjoei.


Mas o que caracteriza uma demissão em massa? 


Primeiramente, a dispensa deve envolver vários funcionários ao mesmo tempo.  Não há um número determinado, mas tem que ser uma quantidade suficiente para gerar impacto na comunidade e na organização. 


As dispensas também devem ter como fundamento um mesmo argumento para que os funcionários sejam desligados. Normalmente, a demissão em massa se dá por motivos econômicos, tecnológicos ou estruturais. Além desses critérios, a dispensa coletiva tem  como propósito a redução do seu quadro de empregados e, consequentemente, custos. 


Infelizmente, as demissões em massa são uma realidade que não deve mudar no curto prazo, sendo necessário que as empresas desenvolvam uma estratégia de offboarding humanizada. 


O que é layoff e o que é offboarding?


É válido destacar que uma alternativa às demissões, criou-se a prática do layoff, que em tradução livre significa “período de inatividade”. O termo surgiu nos Estados Unidos para evitar rescisões e complementar medidas de contenção econômica. O layoff entrou no pacote de ações para preservar contratos. 


Conforme o Direito Trabalhista, o termo define a suspensão total do contrato de trabalho ou a redução parcial e temporária da jornada e do salário. Na prática, o colaborador é afastado das suas funções, sem a demissão de fato. 


Já o termo offboarding refere-se ao processo pelo qual uma empresa gerencia a saída de um colaborador. Ele inclui ações práticas para encerrar contratos, transferir responsabilidades e fornecer feedback e suporte ao colaborador que está deixando a empresa. O processo de offboarding também serve para proteger a empresa e seus ativos quando um colaborador sai, incluindo informações confidenciais e acesso a sistemas e dados.


Qual o papel da gestão de Recursos Humanos nos processos de demissão em massa?


A gestão de Recursos Humanos tem um papel fundamental na condução do processo de offboarding, acompanhando de perto todo o ocorrido, desde a decisão até a aplicação do processo. Cabe ao setor garantir que o colaborador que está sendo desligado tenha um atendimento humanizado e transparente, além de garantir que o processo esteja em estrita conformidade com as leis trabalhistas.


Por exemplo, os colaboradores desligados que atuavam no regime CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) terão acesso a uma série de seguros após serem dispensados do seu trabalho, que são: 

  • multa de 40% do FGTS;
  • saldo de salários;
  • aviso-prévio;
  • décimo terceiro salário proporcional;
  • férias proporcionais e vencidas. 

Outros papéis que o responsável pelo processo de desligamento pode implementar é uma política de incentivo e recolocação, auxiliando na elaboração de um novo currículo e carta de apresentação. Também pode ajudar o colaborador a identificar oportunidades de networking e aconselhamento profissional, para que este possa começar a pensar na sua próxima fase de carreira. 


Como manter a equipe motivada e engajada após os desligamentos? 


Manter o espírito produtivo e tranquilo dos colaboradores que permaneceram pode ser desafiador em tempos de cortes de pessoal. Em artigo publicado na Harvard Business Review, a escritora e coach executiva Melody Wilding  explica que a incerteza pode ser prejudicial à motivação e gerar problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão. 


No entanto, há algumas medidas que a gestão de Recursos Humanos pode tomar para ajudar a manter a moral e a produtividade alta, como: 

  • A gestão de RH também deve estar acessível para fornecer um apoio emocional, seja por meio de treinamento em habilidades interpessoais ou serviços de aconselhamento.
  • O RH pode realizar pesquisas para avaliar o impacto da demissão em massa sobre a moral da equipe. As descobertas podem ser usadas para ajustar políticas e práticas, melhorar a comunicação e fornecer treinamento de habilidades interpessoais.
  • Uma ação que tem impactos positivos é incentivar os colaboradores remanescentes a desenvolver habilidades que os tornem mais atraentes no mercado de trabalho em caso de mudanças futuras. Isso pode ser feito por meio de treinamentos gratuitos e até mesmo do apoio financeiro, quando possível, para incentivar cursos de reconversão.
  • A liderança também deve trabalhar para restabelecer a confiança dos colaboradores que não foram desligados, mostrando abertura, honestidade e transparência. A comunicação deve ser frequente e clara, com o objetivo de reforçar o valor das pessoas dentro da empresa.

A Fermazon, maior fabricante e comercializadora de ferro e aço do Amazonas, foi uma empresa que teve que enfrentar as transformações ocasionadas pela pandemia global, precisando melhorar os processos de RH e oferecer uma melhor experiência para os colaboradores.


A solução Employee Central do SAP SuccessFactors, centralizou as informações, ajudando na experiência do colaborador e nos processos que o RH precisava e a solução Performance Goals estruturou a Fermazon para o planejamento de crescimento e feedbacks de forma transparente e disciplinado. Para saber mais sobre este case de sucesso, clique aqui!


O SAP SuccessFactors é um software de gestão de desempenho e retenção de talentos que pode ser usado pelo RH para auxiliar em todas as etapas do processo de offboarding. Por meio dessa plataforma, é possível facilitar a comunicação, gerenciar o controle de acessos a informações e organizar o pagamento dos benefícios e direitos trabalhistas com o módulo de folha de pagamento. 


Além disso, a plataforma cloud de retenção de talentos inclui  módulos que proporcionam a gestão de RH organizar e planejar o processo de transição, o gerenciamento da carga de trabalho, o desenvolvimento de planos de treinamento e desenvolvimento, e o gerenciamento da comunicação para manter a confiança e o engajamento do time.


Uma empresa preparada e com uma gestão de RH estabelecida tem menos riscos de ter que recorrer a uma demissão em massa e os impactos negativos. 


Para saber mais sobre a SAP SuccessFactors e como preparar a sua empresa, converse com nossos especialistas. 

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