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Outubro rosa: acolher colaboradoras e incentivar o autocuidado

É preciso reforçar o papel das lideranças em promover ações estruturadas de prevenção, acompanhamento e manutenção da carreira

  Em Cultura

  Publicado em 24/10/2023 11h15

  8 minutos para leitura

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Ao longo dos anos a campanha contra o câncer de mama cresceu e se tornou o principal foco de debate do mês de outubro. Muitas empresas passaram a apoiar o Outubro Rosa mas, buscando ir além de iluminar monumentos e distribuir camisetas, o que mais as organizações poderiam estar fazendo?

 

Os dados do INCA são alarmantes: até o final de 2023, são esperados mais de 73 mil novos casos de câncer de mama no Brasil, sendo a principal causa de morte entre as mulheres que sofrem de algum tipo de câncer maligno. Em outra pesquisa, o Observatório de Oncologia prevê que, se nada mudar, o câncer de mama deve ultrapassar as mortes por doenças cardiovasculares até 2029.

 

Esse é um momento difícil para as colaboradoras diagnosticadas com a doença, que precisam enfrentar o tratamento e, muitas vezes, se afastar do trabalho. Por isso, durante todo processo, é crucial o apoio dos gestores de RH e lideranças, principalmente  para a manutenção da carreira.

 

Neste artigo, vamos analisar o papel fundamental da gestão de talentos na promoção do apoio emocional, flexibilidade e adaptação dos colaboradores com câncer no ambiente de trabalho. Além de promover uma cultura organizacional que incentiva o autocuidado, a prevenção e o bem-estar além do Outubro Rosa. 

 

Por que é importante falar sobre o câncer de mama nas empresas, além do Outubro Rosa?

 

A disseminação das formas de prevenção do câncer de mama é, em primeiro lugar, uma questão humanitária e solidária. Isso requer a união de esforços de todos os agentes que compõem a sociedade, desde pessoas físicas até empresas.

 

Nas organizações, a maior parcela da responsabilidade pertence à área de Recursos Humanos. O setor tem uma enorme oportunidade de demonstrar que a gestão de talentos realmente se preocupa com o bem-estar físico, emocional e psicológico de suas colaboradoras. Às vezes, basta uma alta predisposição ao câncer de mama para que ocorra um abalo desses três pilares, resultando na queda de concentração e produtividade das mulheres afetadas, seguida de perto pela maximização das incertezas profissionais.

 

Cedo ou tarde, é possível que a situação também prejudique o desempenho da equipe ou da empresa de forma geral. Felizmente, esse efeito dominó é evitável. É aqui que entra em cena a importância de falar sobre o câncer de mama no ambiente corporativo de maneira aberta e desmistificada.

 

O planejamento anual de conscientização quanto à prevenção de diversas condições médicas graves, como o câncer de mama, é muito mais humano e eficaz do que simplesmente culpar e isolar os indivíduos com problemas de saúde e indispostos (física ou mentalmente) para o cumprimento de suas atribuições. 

 

A importância do acolhimento da colaboradora

 

A experiência do colaborador com câncer no ambiente de trabalho é única e requer sensibilidade por parte da gestão de talentos. Promover o apoio emocional e a flexibilidade é fundamental para que a colaboradora se sinta acolhida e amparada durante o tratamento.

 

 A conscientização sobre o Outubro Rosa é apenas o primeiro passo. É necessário que as empresas compreendam a importância de oferecer suporte emocional para que a colaboradora possa enfrentar a doença sem prejudicar sua carreira.

 

Pesquisa aponta que ainda falta apoio nas empresas

 

A falta de apoio é uma realidade enfrentada por muitos colaboradores que sofrem de doenças graves em suas empresas. Segundo um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) em parceria com o movimento sem fins lucrativos Go All, intitulado "Como as empresas lidam com o câncer?", muitas companhias ainda não estão preparadas para ajudar seu time nessas situações. 

 

De acordo com a pesquisa, 68% dos gestores enxergam a dificuldade em oferecer apoio ao colaborador enfermo como uma das preocupações mais comuns, enquanto a reintegração do sobrevivente de câncer ao local de trabalho é citada por 35%.

 

Embora 58% das empresas tenham campanhas de prevenção ao câncer e divulguem informações sobre a doença, as práticas tendem a ser genéricas e desarticuladas. Apenas 9% das empresas possuem ações estruturadas de prevenção, acompanhamento e tratamento. 

 

Entre os 20% que de fato possuem programas na área de saúde, a oferta se concentra em serviços não diretamente relacionados ao câncer, como check-ups (73%) e educação para a saúde (72%). É necessário que as empresas se conscientizem da importância de oferecer um suporte mais efetivo aos seus funcionários em situações de doença grave, para que possam contribuir para a melhoria da qualidade de vida e produtividade dos mesmos.



O papel dos gestores na adaptação e retomada da carreira

 

Os gestores têm um papel fundamental na adaptação e retomada da carreira dos colaboradores com câncer. Oferecer suporte durante o tratamento e reintegração ao trabalho é parte essencial da gestão de talentos para que o colaborador se sinta valorizado e amparado. 

 

É importante abordarmos a falta de planejamento detalhado em relação à prevenção, monitoramento e tratamento do câncer nas organizações. O dado acima citado pela pesquisa da ABRH de que a maioria das empresas não está preparada para oferecer medidas efetivas para colaboradores que sofrem com a doença merece atenção. 

 

Para mudar esse quadro, é fundamental seguir algumas recomendações, como: 

  • Oferecer jornadas flexíveis e benefícios de saúde alinhados às necessidades das colaboradoras é obrigatório. Pois mesmo que o câncer não seja agressivo, a situação requer tempo para que a mulher possa conciliar sua condição física e mental com a realização de suas funções habituais.
  • Garantir suporte psicológico, uma vez que pacientes com câncer são mais suscetíveis a desenvolver depressão. Disponibilizar um plantão terapêutico pode fazer uma grande diferença. 
  • Preparar o ambiente de trabalho para a volta das funcionárias, realocando-as para áreas que exijam menos deslocamento e orientando colegas a serem empáticos.

 

Como promover o tema na sua empresa e campanhas de autocuidado e prevenção além do Outubro Rosa

 

A gestão de RH tem um papel fundamental na promoção de campanhas de autocuidado e prevenção, como em campanhas do Outubro Rosa. Incentivar hábitos saudáveis e exames regulares é uma forma de prevenir o câncer e de valorizar a saúde dos colaboradores. Uma cultura organizacional que preza pelo autocuidado e prevenção contribui para a redução dos índices de câncer e para a valorização da saúde dos colaboradores.

 

No caso do câncer de mama, o autoexame é determinante para que o diagnóstico aconteça o mais breve possível, permitindo um tratamento menos invasivo e com melhor resultado. Neste sentido, uma recomendação seria para que as lideranças promovam ações preventivas que mostram um olhar preocupado e de acolhimento com as suas colaboradoras.

 

No Outubro Rosa, muitas marcas trabalham internamente e externamente a campanha e sua gestão também pode  aplicar algumas ações que incentivem a prevenção, como: 

  • Distribua materiais educativos; 
  • Promova palestras;
  • Disponibilize exames para a sua equipe;
  • Prepare todo o ambiente para lembrá-las da prevenção e dos cuidados.

 

São algumas alternativas que o gestor de RH e as lideranças podem adaptá-las de acordo com o tamanho e a necessidade de cada equipe. Contudo, é válido ressaltar que nos demais meses do ano, a campanha não precisa ter a mesma intensidade, mas é importante que seja permanente, alertando sobre a necessidade de se cuidar. 

 

SAP SuccessFactors para construção de uma cultura organizacional de cuidado

 

A ferramenta de gestão de talentos, SAP SuccessFactors, é um aliado essencial na construção de uma cultura organizacional que se preocupa e valoriza a experiência do colaborador. Através dessa ferramenta, é possível oferecer suporte e realizar um acompanhamento mais eficiente do colaborador com câncer, facilitando sua reintegração ao trabalho e contribuindo para uma cultura de cuidado e prevenção. 

 

Além disso, ao oferecer uma cultura de cuidado e prevenção, é possível reduzir a rotação de colaboradores e o índice de absentismo no trabalho.

 

A plataforma SAP SuccessFactors HXM Suite, um sistema de gerenciamento de recursos humanos evoluído e baseado em nuvem, com foco em engajamento e experiências. Com a tecnologia, oferecemos suporte à sua empresa com soluções que tornam o dia-a-dia mais simples, gerando assim mais eficiência operacional e agilidade.

 

Ficou interessado e gostaria de saber como implementar uma gestão de talentos mais humana, descubra aqui!

 

EPI-USE Brasil

 

A preocupação com uma gestão humanizada e preocupada com as pessoas e o planeta faz parte dos pilares e missão da EPI-USE Brasil. Tanto que 1% da receita global é destinada à ao programa Elephants, Rhinos & People (ERP) , com o objetivo de proteger Elefantes e Rinocerontes em risco e comunidades em situação de pobreza rural na África do Sul. 

 

Também implementamos intervenções táticas para combater o problema da caça furtiva, tais como alternativas sustentáveis ​​como fonte de rendimento comunitário, realocações de elefantes e programas de alívio à seca. Quer saber mais sobre o projeto, clique aqui! 

 

É essencial promover uma cultura organizacional em que a gestão de talentos tem o foco na experiência do colaborador. Dessa forma ele tem à sua disposição apoio emocional, flexibilidade, campanhas de autocuidado e prevenção. Dessa forma, as empresas podem reduzir os índices de absentismo no trabalho e saber que os colaboradores se sentem valorizados e amparados. E o  SAP SuccessFactors é a ferramenta para facilitar a gestão da sua empresa.  Entre em contato e agende uma demonstração. 

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