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Reinvente sua gestão de RH e aposte na Diversidade e Inclusão

Após anos vista como um símbolo de opressão feminina, a Barbie cobriu o mundo de rosa com a estreia do seu filme. Descubra como a Mattel conseguiu dar a volta por cima e aplique as lições na sua empresa.

  Em Cultura

  Publicado em 09/08/2023 17h25

  6 minutos para leitura

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A boneca Barbie é uma referência no mundo, inclusive para a área de Recursos Humanos, afinal, quem mais é conhecida por suas inúmeras profissões? 

Nas últimas semanas tornou-se destaque mundial, inundando os lugares de rosa-choque, graças ao lançamento no dia 20 de julho do seu filme live-action “Barbie”, estrelado por Margot Robbie e Ryan Gosling, com direção de Greta Gerwig. 


Mas, afinal, como a boneca mais famosa do mundo conseguiu dar a volta por cima nas vendas e críticas, e voltar a ser a queridinha não só das crianças, mas também de muitos adultos? 


A Mattel, após queda nas vendas no novo milênio, observou que era preciso desenvolver personagens de modo que mais meninas pudessem se identificar com a boneca.

Ou seja, o segredo foi apostar na diversidade, inclusão e representatividade.

Afinal, seja como astronauta, executiva ou professora de ginástica aeróbica, a Barbie sempre foi um reflexo das mais amplas mudanças culturais e sociais.  Continue a leitura para entender um pouco mais sobre essa mudança de paradigmas do universo Barbie e como implementar essas lições na sua empresa. 


História da Barbie

 

Lançada em 1959 pela Mattel, a Barbie representava o ideal de beleza da época: loira, magra, branca e com traços europeus.

Durante anos, a marca enfrentou críticas por promover um padrão de beleza inalcançável e por não representar a diversidade da sociedade.

Tanto que, nos anos de 2010 e 2011, apesar de ainda ser a boneca mais vendida do mundo, os números passaram a cair a cada semestre. 


Em 2015, a empresa deu o primeiro passo rumo à mudança e lançou uma linha de bonecas com diferentes tons de pele, tipos de cabelo e corpos, foram oito diferentes no total. Além da possibilidade de usar sapatos sem salto, até hoje referência da boneca, e spoiler, cena icônica do seu filme. 


Contudo, a grande mudança nos padrões aconteceu em 2016. A Mattel fez um dos seus movimentos mais arrojados, lançando modelos com tipos diferentes de corpo, além do original: alto, baixo e com os quadris mais largos, além de uma variedade de tons de pele, penteados e cor de cabelo. 

Resultados

A resposta do público foi extremamente positiva, e a Barbie voltou a ser um sucesso de vendas. Depois de cair 25% entre 2012 e 2017, as vendas da marca começaram a se recuperar. O volume de negócios aumentou 14% em 2018, para mais de US$ 1 bilhão. 


A partir de então, a diversificação não parou mais.

Nos últimos anos, foram criados 170 modelos de Barbie, inclusive com vitiligo, sem cabelos (fazendo alusão a crianças que passam por quimioterapia) e com próteses nas pernas, além de versões inspiradas em astronautas, cantoras e artistas de cinema.

A iniciativa, embora tardia, revelou-se acertada, e a Barbie voltou a encantar a criançada. Em 2021, bateu o incrível número de US$ 1,7 bilhão em vendas, e para 2023, com o lançamento do filme a projeção era de que o lucro somente chegasse a marca de US$ 950 milhões, podendo ser superado. 


Benefícios de apostar na diversidade e inclusão para sua empresa


Seguindo a mudança proposta pela Mattel, o grande destaque do filme da Barbie também está na escolha em representar na tela as mais variadas formas e possibilidades da boneca e que aquela versão de boneca/mulher padrão e estereotipada do passado não está com nada.

Ao olhar a tela, cada mulher vai conseguir se identificar, independente da sua raça, gênero ou característica física, tornando mais real, mais representável e normal. 

A história da Barbie nos ensina que a diversidade e inclusão não são apenas questões morais, mas também estratégicas para o sucesso no mercado. Quando uma marca representa a diversidade da sociedade, ela se aproxima de um público maior e mais engajado.

Além disso, a diversidade pode trazer novas ideias e perspectivas para a empresa, contribuindo para a inovação e melhoria dos processos e produtos.

A diversidade e inclusão são temas importantes que têm sido cada vez mais discutidos nos últimos anos. Além de serem fundamentais para promover a justiça social, esses valores também são benéficos para as empresas. Aqui estão algumas razões pelas quais a diversidade e inclusão podem ser vantajosas para a sua organização:

Aumento da criatividade e inovação: 

 

Quando há diversidade de pessoas, há também diversidade de ideias e perspectivas. Por exemplo, em uma equipe composta com pessoas de diferentes gêneros, classes sociais, idade, cada um pode oferecer um ponto de vista e experiência de vida, auxiliando a trazer mais pontos de vista e perspectivas. Isso pode levar a soluções mais criativas e inovadoras para os problemas enfrentados pela empresa.

Ampliação do mercado consumidor: 

 

Uma empresa que valoriza a diversidade pode atrair um público mais amplo e engajado, uma vez que os consumidores se identificam com marcas que representam a sociedade em que vivem.

Melhoria do clima organizacional: 

 

A inclusão no ambiente de trabalho pode aumentar a satisfação e o engajamento dos funcionários, criando um ambiente mais positivo e colaborativo.


No estudo realizado pela consultoria McKinsey sobre diversidade e inclusão,  os colaboradores de empresas percebidas como comprometidas com a diversidade apresentaram probabilidade 80% maior de concordar que seus líderes promovem confiança e diálogo aberto, e probabilidade 73% maior de relatar uma cultura de liderança em prol do trabalho em equipe, que afeta positivamente a forma como as pessoas se comportam.


Acesso a talentos diversos: 

 

As empresas que valorizam a diversidade atraem talentos diversos, o que pode trazer novas habilidades e experiências para a equipe. No mesmo estudo, os colaboradores foram 66% mais propensos a relatar que seus líderes promovem a inovação.

Empresas que valorizam a diversidade e inclusão também tendem a ter melhores resultados financeiros.

O estudo da McKinsey  também demonstrou que organizações inclusivas são mais lucrativas e produtivas, além de terem menores taxas de rotatividade de funcionários.

A diversidade de pensamento também contribui para uma tomada de decisão mais eficiente e eficaz, resultando em melhores soluções e estratégias para enfrentar os desafios do mercado. 

 

Como aplicar a diversidade e inclusão na sua empresa

 


Deseja implementar essas lições aprendidas com o universo da Barbie, mas não sabe como? Com plataforma cloud de Gestão de Talentos - SAP SuccessFactors. 

Através de ferramentas e recursos, o SuccessFactors facilita a identificação de talentos diversos, o desenvolvimento de programas de treinamento e capacitação, e a criação de ações e políticas que promovem a diversidade e inclusão dentro da empresa.

A plataforma disponibiliza vários módulos em que a empresa pode acompanhar e avaliar o progresso de suas iniciativas de diversidade e inclusão.

A solução oferece dados e análises que permitem monitorar a representação de diferentes grupos dentro da organização e identificar oportunidades de melhoria.

A seleção e o recrutamento são cruciais para uma empresa que busca adaptar sua cultura organizacional.

Com o SAP SuccessFactors - Recrutamento e Integração, sua empresa pode se reinventar, atrair talentos diversos e contratar os profissionais mais adequados para o seu negócio. Quer saber mais ações práticas o RH da sua empresa pode implementar para promover um ambiente diverso e incluso, descubra aqui! 

 

Sobre a EPI-USE


A EPI-USE Brasil atua com a venda de licenças, implementação e suporte  AMS de todo o sistema desta plataforma que oferece soluções para ajudar as empresas a implementarem uma cultura organizacional inclusiva.   

Ficou interessado? Converse agora mesmo com nossos especialistas! 

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